sábado, 3 de dezembro de 2011

modulo 11 - aula 01 - 19/11/2011 (BIBLIOTECA ESCOLAR)

HOJE TIVEMOS UMA AULA MUITO INTERESSANTE INICIANDO O MODULO BIBLIOTECA ESCOLAR, ASSISTIMOS A UMA HISTÓRIA SOBRE A ESCRITA - QUE INICIOU-SE NA ARGILA ATRAVÉS DE SINAIS.
NA SUMÉRIA ´SO CRIANÇAS DE FAMILIAS RICAS PODIAM APRENDER A ESCREVER. USAVAM TABUAS PARA ESCRITANO QUE SE TORNOU NOS DIAS DE HOJE UMA RELIQUIA.
AS PRIMEIRAS ESCRITAS SE CHAMAVAM COLIFORMES.

PRATIQUE:
REGISTRE EM SEU MEMORIAL OS PICTOGRAMAS QUE SÃO USUAIS EM SEU COTIDIANO:
OS PICTOGRAMAS - SÃO PARA NÓS AS ESCRITAS DE SINAIS DE TRANSITO, TODOS OS SÍMBOLOS QUE USA-SE SEM FALAR ATRAVÉS DE DESENHOS E SÍMBOLOS, ATRAVÉS MESMO DA INFORMÁTICA SÃO TAMBÉM USADOS PICTOGRAMAS.

DEFINIÇÃO DE BIBLIOTECA : O conceito de biblioteca escolar inclui os espaços e equipamentos onde são recolhidos, tratados e disponibilizados todos os tipos de documentos (qualquer que seja a sua natureza e suporte) que constituem recursos pedagógicos quer para as actividades quotidianas de ensino, quer para actividades curriculares não lectivas, quer para ocupação de tempos livres e de lazer.
De acordo com este conceito, a biblioteca escolar deve ser concebida como um verdadeiro "centro de recursos educativos" multimédia (livros, programas informáticos, periódicos, registos video e áudio, diapositivos, filmes, CD-ROM, etc.), ao dispor de alunos, de professores e, em condições específicas, de outros elementos da sociedade.

HEMEROTECA - RECORTES DE JORNAIS PARA ACESSAR QUANDO NECESSÁRIO

A biblioteconomia é a atividade profissional que compreende o conjunto de organismos, operações técnicas e princípios que dão aos documentos gráficos e não-gráficos o máximo de utilidade possível, ou ainda, a ciência que se ocupa do conjunto de conhecimentos teóricos e técnicos indispensáveis para armazenar, recuperar e disseminar informações em qualquer tipo de veículo ou formato, de maneira ágil, eficaz e dinâmica.

POR ANDREA PEREIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

que preguiça !!!!!!! mas teremos que voltar a labuta nao é pessoal ?
beijos
andrea