segunda-feira, 26 de março de 2012

AULA 02 - MODULO 13 - DATA 17/03/2012

ESTA FOI UMA AULA DIFERENTE , FOMOS CONHECER O PARQUE NEWTON FREIRE MAIA, MUITO BONOITO, MUITO BEM DIRIGIDO E MUITO INTERESSANTE. FOI UA VISITA BEM PUXADA MAIS SUPER INTERESSANTE VALEU A PENA!

NEWTON FREIRE MAIA

Nasceu em 29 de junho de 1918, no município de Boa Esperança em Minas

Gerais. Casou-se pela primeira vez com Flávia Leite Naves Freire Maia, com quem conviveu durante 24 anos até o falecimento dela. Mais tarde casou-se com a professora Eleidi AliceChautard Freire-Maia, com a qual viveu por 29 anos, até falecer.

No início de sua carreira, trabalhava na USP na década de 40, dando e recebendo aulas. Devido à falta de professores na área de Genética (uma área que estava sendo introduzida no Brasil) foi convidado pela Universidade Federal do Paraná, onde criou o Laboratório de Genética que mais tarde originou o Departamento de Genética. Ao todo, dedicou 52 anos de trabalho à UFPR.

Neste período, o professor Newton Freire Maia estudou sobre as características genéticas das populações da mosca drosófila, que é encontrada próxima a frutas maduras. Após, iniciou seus estudos sobre a genética humana, avaliando o casamento consangüíneo. Foi um dos primeiros no Brasil a realizar o Aconselhamento Genético, para esclarecimento das pessoas sobre doenças e outras características genéticas. Também trabalhou por muitos anos estudando as Displasias Ectodérmicas, doenças que provém da má formação de estruturas como unhas, dentes, cabelo e glândulas de suor, tendo criado uma classificação usada no mundo todo.

No total, foram 474 obras bibliográficas, englobando artigos, trabalhos, livros e capítulos de livros, textos em periódicos não científicos, além de orientar vários alunos em teses de mestrado e doutorado. Devido à sua dedicação à Ciência, recebeu uma série de títulos e prêmios, tanto nacionais como internacionais.

Newton Freire Maia morreu aos 84 anos, em Curitiba, vítima de complicações provocadas pelo tratamento de um câncer de pulmão, no dia 10 de maio de 2003.

O que é

O Parque Newton Freire Maia é um espaço dedicado a divulgação científica e tecnológica. Busca-se o incentivo para a discussão à respeito do caráter humano presente nestas atividades e a importância de uma análise crítica dos impactos sociais, culturais e ambientais do progresso científico e tecnológico.

Utilizando-se de recursos lúdicos inter e transdisciplinares destinados a causar emoções no público, o ambiente do Exploratório propicia ao visitante a oportunidade de interação com experimentos clássicos e discussão sobre temas científicos, almejando-se a valorização do ser humano e a sustentabilidade do meio ambiente. Além disso, é um recurso amplamente utilizado por professores das mais diversas áreas, oportunizando a possibilidade de complementar uma enorme gama de assuntos vistos em ambiente escolar.

Através de recursos didáticos, multimídia, experimentos, painéis, ilustrações, oficinas e visitas orientadas, a equipe de monitores leva o visitante a um fascinante caminho através do desenvolvimento científico e tecnológico, sempre enfocando os princípios que nortearam tais avanços.

1 - INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA OBSERVACIONAL

Áreas de interesse: Ciências, Física, Geografia.

O ato de observar o céu guiou todas as civilizações que passaram pela face da Terra. Seja pela crença de que a posição daqueles "pontos" brilhantes ou de que as figuras vistas no céu influenciariam no destino de cada um, seja pela previsão de fenômenos climáticos, formando uma espécie de calendário. Com o avanço da ciência, instrumentos cada vez mais poderosos foram desenvolvidos, possibilitando ao homem perceber que não faz parte de uma estrutura única no universo.

Tópicos abordados:
Localização Geográfica;
Localização Temporal;
Geocentrismo x Heliocentrismo;
Constelações Gregas e Indígenas;
Mitologia Grega e Indígena.

BIOLOGIA

1 - À PROCURA DOS DINOSSAUROS

Áreas de interesse: Ciências, Biologia.

Você já pensou em achar o fragmento de um dinossauro? Ou então saber como viviam e quais eram as principais características destes seres incríveis? Nesta atividade você poderá aprender um pouco sobre paleontologia, as diferenças entre paleontologia e arqueologia, o cotidiano de um paleontólogo, além de participar de uma escavação procurando réplicas de fósseis de grandes dinossauros.

Tópicos abordados:

História da paleontologia;
O que são e como se formam os fósseis;
Em que época viveram os dinossauros;
O que são e como classificamos os dinossauros;
Escavação em sítio paleontológico simulado;
Dinâmicas em grupo.

2 - UM DIA NO HERBÁRIO

Áreas de interesse: Ciências, Biologia.

Esta atividade tem o objetivo de proporcionar ao público técnicas de manejo de herbário, as quais permitem conhecer aspectos econômicos sociais e ecológicos das plantas, além de servirem de fundamentação teórico-prática e incentivo para o desenvolvimento de atividades de botânica no ambiente escolar.

Tópicos Abordados:
Noções de botânica;
Procedimentos de coleta, montagem e catalogação de exemplares botânicos;
Noções de ecologia;
Tópicos de educação ambiental;
Dinâmicas em grupo.

GEOGRAFIA

1 - ENTRE TRILHAS E RUMOS

Áreas de interesse: Geografia.

Ache seu rumo! Ao participar desta atividade o visitante terá noções da evolução histórica da cartografia, do avanço das técnicas de produção de mapas e de materiais utilizados para a finalidade de localização e orientação espacial. Poderão compreender a importância da cartografia para o conhecimento do espaço geográfico e melhor intervir nele. Perceberão, ainda, o valor inestimável da informação cartográfica para o planejamento do uso do solo.

Tópicos Abordados:
História da cartografia.
Direções cardeais e colaterais;
Escalas;
Coordenadas geográficas;
Instrumentos de orientação e localização;
Dinâmicas em grupo.
1 - CAMPO DE BATALHA

Áreas de interesse: Geografia, História, Sociologia.

Há importância na guerra? Muitos pesquisadores consideram a guerra como parte da natureza humana, sendo inseparável da política e, para muitas populações, como fundamento da própria cultura. Esta atividade tem como objetivo discutir alguns momentos históricos em que a guerra foi fator decisivo para a construção da atual realidade.

Tópicos Abordados:
Guerras e o cotidiano das sociedades;
Guerra e tecnologia;
Táticas famosas de guerra: estudos de caso;
Dinâmicas em grupo.
MATEMÁTICA

1 - PESCANDO SOLUÇÕES

Áreas de interesse: Matemática, Física.

Grandes nomes da Matemática são retratados em uma sátira empolgante e descontraída. Problemas são resolvidos usando recursos pedagógicos diferenciados. A Matemática torna-se uma linguagem feita pelo ser humano para o ser humano, para que ele possa interpretar o mundo à sua volta. Participe desse empolgante encontro e descubra a beleza e a alegria de estudar Matemática.

Tópicos Abordados:
Número pi;
Teorema de Pitágoras;
Geometria;
Problemas práticos.

QUÍMICA

1 - DA HISTÓRIA À TECNOLOGIA.

Áreas de interesse: Química, Ciências.

Expor a modernidade da ciência mostrando seu passado e desenvolvimento, afim de estimular a curiosidade e a pesquisa. Este é um dos pilares da atividade "Química: da História à Tecnologia", que mostra a evolução conceitual da Química através dos tempos e suas aplicações na atualidade, despertando o saber de uma forma prática e divertida.

Tópicos abordados:
Alquimia;

Estrutura do Átomo;
Tabela Periódica;
Química Moderna;
Engenharia de Materiais.


<











Nenhum comentário:

Postar um comentário

que preguiça !!!!!!! mas teremos que voltar a labuta nao é pessoal ?
beijos
andrea