quinta-feira, 24 de março de 2011

MODULO 04 - AULA 02 - DIA 19/03/2011

INICIAMOS NOSSA DESTE SÁBADO DIA 19 DE MARÇO JUNTO COM A OUTRA TURMA DE MULTIMEIOS PARA ASSISTIRMOS UM VÍDEO SOBRE "CRIANÇAS INVISÍVEIS" FEITO PELA UNESCO EM 2005.
ERAM ELES A VIDA DOS :
CIGANOS NA SÉRVIA;
CRIANÇAS JESUS NA AMÉRICA (EUA)
BILLU E JOÃO (BRASIL)
CIRO (ITÁLIA).

NA SÉRVIA : AS CRIANÇAS ERAM DIRECIONADAS PARA UMA CERTA ATIVIDADE E SE NÃO FIZESSEM AS COISAS DIREITO LEVAVAM PEQUENOS CASTIGOS, O QUE LEVAVAM MAIS TARDE A REPETIR COMPORTAMENTOS.

ESTADOS UNIDOS : A REALIDADE DA VIDA COTIDIANA DE UMA FAMÍLIA AMERICANA, PAI E MÃE HIV POSITIVO , SEM DINHEIRO, A FILHA DELES TOMA COQUETEL PARA TRATAMENTO SEM SABER PARA QUE É, E A MÃE CHEIRAVA COCAÍNA CADA VEZ QUE O MARIDO SAÍA.
NA ESCOLA HÁ PRECONCEITO QUANTO A QUESTÃO DA AIDS. A MENINA APANHAVA NA ESCOLA DEVIDO AO PRECONCEITO.

BRASIL : CRIANÇAS NA RUA, JUNTANDO LATINHA E PAPEL E NEGOCIANDO COM O COMPRADOR. ELES ALUGAVAM CARRINHO DE JUNTAR PAPEL, IMAGINAM SER UM CARRO DE VERDADE E ANDAM NA SELVA DE PEDRA ,VAI TRABALHAR AINDA APANHA DE OUTRAS CRIANÇAS PARA PEGAR PONTO NO TRABALHO.
TUDO AS CRIANÇAS NEGOCIAM, A NOITE DE DIA NÃO TINHA HORÁRIO.
AS CRIANÇAS TRABALHARAM O DIA TODO ENFRENTANDO FRIO, CHUVA, FOME DE TUDO E AINDA FORAM EXPLORADAS NO FINAL.

CIRO - ITÁLIA : AS CRIANÇAS SÃO JULGADAS COMO SE TIVESSEM VONTADE PRÓPRIA, TEM QUE TRABALHAR SE QUISER COMER. AS CRIANÇAS SÃO DISCRIMINADAS PORQUE SÃO VISTAS COMO PEQUENOS CRIMINOSOS.
NAS FAMÍLIAS POBRES AS MÃES SOLTEIRAS PELO QUE MOSTRAM O FILME EXIGEM QUE SEUS FILHOS TRAGAM COMIDA E DINHEIRO PARA CASA COMO SE FOSSEM UM ESTORVO NA VIDA DELAS.
OS MENINOS ROUBAM E NEGOCIAM O MATERIAL.
PORÉM APÓS ISSO VOLTAM A SER CRIANÇAS, INDO A PARQUE DE DIVERSÕES, BRINCANDO ALEGRE COMO QUALQUER CRIANÇA.
APÓS O HORÁRIO DO RECREIO NOS REUNIMOS EM GRUPO PARA DISCUTIRMOS SOBRE O TRABALHO SOBRE VIGOTSKY QUE IREMOS APRESENTAR NA PRÓXIMA AULA.
A DISCUSSÃO DO MEU GRUPO FOI BEM LEGAL TODOS PARTICIPARAM.
APÓS NOSSO TUTOR NOS PROPÔS ESTA SEGUINTE REFLEXÃO:

O QUE É INFÂNCIA ? COMO DEVE SER VIVIDA ? DE QUE FORMA PODE SER FELIZ ? QUAIS SÃO AS HISTÓRIAS DA INFÂNCIA DE CADA UM DELES ? O QUE FOI INESQUECÍVEL (PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS)
A INFÂNCIA É UM MOMENTO DE APRENDIZAGEM, DE BRINCADEIRAS DE RECEBER AMOR , DE VIVER UM MOMENTO MÁGICO. DEVE SER VIVIDA EM SUA PLENITUDE , COM CARINHO, E TUDO QUE UMA CRIANÇA MERECE , NÃO DEVE PASSAR NECESSIDADES DEVE TER OPORTUNIDADE DE APRENDER NOVAS COISAS QUE BENEFICIEM SEU CARATER E SUA VIDA, NÃO ESTAR PERCEBENDO VIOLENCIA NEM VIVENDO-AS. AS HISTÓRIAS SÃO DE HUMILHAÇÕES, FALTA DE AMOR E PRIVAÇÕES.
PONTOS POSITIVOS: POSSO FALAR DA MINHA VIDA TIVE UMA INFÂNCIA MUITO BOA, APESAR DE TER RESPONSABILIDADE VIVE BEM.
NEGATIVA: NÃO TIVE MINHA MÃE NEM MEU PAI TÃO PERTO QUANTO QUERIA.

QUAL HISTÓRIA MAIS SE DESTACOU ? JUSTIFIQUE:
 A HISTÓRIA QUE MAIS ME TOCOU FOI A DO BRASIL MESMO, SENDO UMA REALIDADE TÃO TRISTE E TÃO PERTO. CRIANÇAS QUE PASSAM DIAS NA RUA SEM ATENDIMENTO DA MÃE, DO PAI, ABANDONADAS A PRÓPRIA SORTE. SEM TER INFÂNCIA SEM TER O QUE COMER, CORRENDO ATRÁS DE SUA PRÓPRIA SOBREVIVENCIA.

VOCÊS ACREDITAM QUE AS CONDIÇÕES MATERIAIS AMBIENTAIS E FAMILIARES NO DESENVOLVIMENTO HUMANO ?
  • EU ACREDITO QUE UM AMBIENTE PROPÍCIO AMBIENTAIS E FAMILIARES BEM ESTRUTURADOS , PODEM AJUDAR NUM DESENVOLVIMENTO HUMANO COM SUCESSO. TER UMA FAMÍLIA , UMA CASA , CARINHO, ALIMENTAÇÃO É UMA AJUDA PARA UM BOM DESENVOLVIMENTO HUMANO. TUDO QUE ENRIQUECE O SER HUMANO NA SUA TOTALIDADE, AJUDARÁ  POR TODA SUA VIDA EM TODOS OS SEUS SETORES.  



ANDREA
 
    

Um comentário:

que preguiça !!!!!!! mas teremos que voltar a labuta nao é pessoal ?
beijos
andrea