terça-feira, 29 de março de 2011

MODULO 04 - AULA 03 - DIA 26/03/2011

CHEGAMOS A AULA NUMERO 03, DO MÓDULO 04.
HOJE FORAM APRESENTAÇÕES EM GRUPOS SOBRE : SKINNER, PIAGET, FREUD, VIGOTSKY E WALLON.
O MEU GRUPO FALOU E APRESENTOU DOIS VIDEOS SOBRE VIGOTSKY.
FOI UMA AULA MUITO PRODUTIVA, PRIMEIRAMENTE QUE HOUVE UM GRANDE ESFORÇO DE TODOS OS GRUPOS, PARA AS APRESENTAÇÕES.
ENTENDEMOS QUE TODOS SE RELACIONAM DE ALGUMA FORMA, PARA UMA EDUCAÇÃO COM SUCESSO.
RELACIONANDO - OS :
COMPORTAMENTO; (SKINNER)
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO; (PIAGET)
SEXUAL; (FREUD)
SOCIAL / RELAÇÕES ; (VIGOTSKY)
AFETIVO/ EMOCIONAL; (WALLON)
APÓS CONSIDERAÇÕES FINAIS DAS APRESENTAÇÕES O TUTOR , FEZ COMENTÁRIOS SOBRE CADA UM E LEVANTOU QUESTÕES QUE RESPONDEREI A SEGUIR.
COMPORTAMENTO OPERANTE :
O COMPORTAMENTO OPERANTE É CONSTITUÍDO POR ASSOCIAÇÕES ESTÍMULO - REFORÇO (POSITIVO OU NEGATIVO) AS RESPOSTAS DE UM SUJEITO.
PARA HAVER APRENDIZADO, QUANDO ENTRA EM ESTÍMULO TANTO ELE PODE AJUDAR OU NÃO CONFORME O QUE SE FAZ.
UM ESTÍMULO POSITIVO PODE LEVAR A CRIANÇA A TER ENTUSIAMO PARA PROGREDIR E O QUE SE DA AO CONTRARIO REGREDIR.
ESTÁGIOS
Segundo Piaget o desenvolvimento da criança ocorre por estágios, ocorrendo uma modificação progressiva dos esquemas de assimilação, propiciando diferentes maneiras do indivíduo interagir com o meio, ou seja, de organizar seus conhecimentos visando sua adaptação, 
Os estágios evoluem como uma espiral, de modo que cada estágio engloba o anterior e o amplia. Piaget não define idades rígidas para os estágios, mas sim que estes se apresentam em uma seqüência constante.
FASE 
São as fases de desenvolvimento infantil segundo Freud. Fase oral (nascimento a 1 ano): principal ponto de tensão e gratificação é a boca, a língua e lábios - inclui o morder e a sucção.
Fase anal: (1 - 3 anos): ânus e área vizinha são a maior fonte de interesse; aquisição de controle voluntário de esfincter (treinamento da toalete).
Fase fálico-edipiana (3-5 anos): Foco genital de interesse, estimulação e excitação; pênis é o órgão de interesse de ambos os sexos; masturbação genital é comum; Intensa preocupação com ansiedade de castração ( temor de perda ou danos aos genitais); inveja do pênis (insatisfação com os próprios genitais e desejo de possuir genitais masculinos), vista em meninas, nesta fase; Complexo de Édipo é universal. Criança deseja ter relações sexuais e casar com o membro parental do sexo oposto e, simultanea livrar-se do membro do mesmo sexo.
Fase de latência ( dos 5-6 anos a 11 - 12 anos): Estado de relativa inatividade da pulsão sexual, com resolução do complexo de Édipo; Pulsões sexuais canalizadas para objetivos mais apropriados socialmente; Formação do superego; uma das três estruturas psiquicas da mente responsável pelo desenvolvimento moral e ético, incluindo a consciência;
Fase genital ( dos 11 -12 anos em diante): Estágio final do desenvolvimento sexual - começa com a puberdade e a capacidade para a verdadeira intimidade.

ANDREA


Um comentário:

que preguiça !!!!!!! mas teremos que voltar a labuta nao é pessoal ?
beijos
andrea