segunda-feira, 11 de abril de 2011

MODULO 05 - AULA 01 - DIA 09/04/2011

NESTE DIA FOI JUNTADA DUAS TURMAS PARA ASSISTIRMOS UM FILME SOBRE A HISTÓRIA DE UM MENINO DA FEBEM E UMA FRANCESA APAIXONADA POR ENSINAR.
A HISTÓRIA SE BASEAVA NO SEGUINTE:
ROBERTO FILHO MAIS NOVO DE MUITOS FILHOS DE UMA MULHER SOZINHA,QUE ACREDITAVA QUE A FEBEM DARIA UM FUTURO MELHOR AO SEU FILHO MENOR. ENTREGUE A INSTITUIÇÃO QUANDO BEM PEQUENO, SOFREU MUITO, FUGIU VIROU MENINO DE RUA. ATE ENCONTRAR UMA FRANCESA QUE PASSAVA ALGUM TEMPO NO BRASIL, SE APAIXONOU POR ESTE MENINO SOZNHO E CARENTE E RESOLVEU ACOLHER - LHE EM SUA CASA . ROBERTO SE REBELOU, FEZ A FRANCESA SOFRER COM SUAS FUGAS, REBELDIAS...ATÉ QUE UM DIA ROBERTO FOI ESTUPREDO POR MENINOS DE RUA E VOLTOU PARA CASA DAQUELA MULHER QUE LHE ACOLHERA E RESOLVER APRENDER. APRENDEU A LER, ESCREVER, A AMAR .... ATE QUE QUANDO PRESCREVEU O VISTO DAQUELA FRANCESA QUE TINHA QUE IR EMBORA , LEVOU ROBERTO CONSIGO E O ADOTOU. PRESTES A VOLTAR PARA O BRASIL O JA ADULTO MENINO ROBERTO VEIO SOZINHO COM UM ENVELOPE NAS MAOS. QUE CONTINHA O ENDEREÇO DE SUA VERDADEIRA MÃE, POUCO TEMPO DEPOIS AQUELA MULHER FRANCESA QUE MUDOU SUA VIDA FALECEU E ROBERTO VIROU O MELHOR CONTADOR DE HISTORIAS DO BRASIL.
UMA LINDA HISTÓRIA DE PERSEVERANÇA E AMOR AO PROXIMO.MOSTRANDO QUE NENHUMA CRIANÇA É PERDIDA.
A AULA FOI MINISTRADA POR OUTRA , QUE ALÉM DO FILME DISCUTIMOS A TRAJEDIA NO RIO DE JANEIRO ONDE MORRERAM 11 CRIANÇAS.
EM REFERÊNCIA AO TEXTO DE AMANDA CIEGLINSKI (SOCIOLOGA), DEVO CONCORDAR QUE MEDIDAS REPRESSIVAS DE DENTRO DA ESCOLA PARA FORA NÃO RESOLVERIAM, NESTE CASO UM EX- ALUNO CONHECIDO DE TODOS, SIMPLESMENTE ENTROU NA ESCOLA E POR MOTIVOS QUE REALMENTE SÓ ESTE MENINO SABIA, LEVOU A UMA TRAJÉDIA , NÃO ANUNCIADA, QUEM PODERIA IMAGINAR QUE ELE AO ENTRAR IRIA MATAR A ESMO SEM DÓ NEM PIEDADE TANTAS CRIANÇAS.
CONCORDO TAMBÉM COM A SOCIOLOGA QUE DITA QUE A VIOLÊNCIA VEM DE DENTRO DAS ESCOLAS PARA FORA, ALI DENTRO DO COLÉGIO PODEM SE LEVAR A TRAUMAS DEVIDO A REDES SOCIAIS QUE PODEM SER IRREVERSÍVEIS A QUALQUER UM.
ESTAMOS TODOS SUJEITOS A UM PSICOPATA EXECUTAR-NOS SEM MOTIVO. O MOTIVO QUE LEVOU A ISSO ... NINGUEM PODERÁ SABER MESMO.
FOI UMA TRAJÉDIA QUE SEIFOU VIDAS TÃO PRECOCES E CHEIAS DE SONHOS, MAS A CAUSA PODE TER SIDO PRECONCEITOS, TRAUMAS , ETC. ISSO NÃO É MOTIVO PARA SAIRMOS MATANDO POR AI , MAS ARMAR ESCOLAS TAMBÉM NÃO AJUDARÁ A EVITAR TAL TIPO DE TRAJÉDIA. PESSOAS DESPREPARADAS PODERIAM TER AUMENTADO TAL TRAJÉDIA.
INFELIZMENTE FAMILIAS PERDERAM FILHOS, NETOS, SOBRINHOS, AMIGOS, ALUNOS.. MAS NESTE CASO PODERIA TER SIDO EVITADO COM TODA UMA HISTÓRIA REGRESSA ? SINCERAMENTE ACHO QUE NÃO. FICA ENTÇÃO O LUTO E A INDIGNAÇÃO. O QUE PODERIAMOS FAZER ? A SOCIEDADE PRECISA PENSAR NISSO COMO SE AQUELAS CRIANÇAS FOSSEM NOSSOS PRÓPRIOS FILHOS.

POR ANDREA PEREIRA

Um comentário:

que preguiça !!!!!!! mas teremos que voltar a labuta nao é pessoal ?
beijos
andrea